Os pelinhos das plantas

O que são os tricomas? Os tricomas são estruturas formadas por células vegetais que se projetam para fora da epiderme, a camada mais externa da planta. 

Os tricomas podem ser simples ou ramificados, unicelulares ou multicelulares, glandulares ou não glandulares.

Para que servem os pelinhos das plantas? Vamos ver alguns exemplos mais detalhados de como os tricomas ajudam as plantas a se adaptarem ao seu ambiente:

Defesa contra herbívoros Os tricomas podem dificultar ou impedir a alimentação de animais que se alimentam de partes da planta, como insetos ou mamíferos.

Defesa contra patógenos Os tricomas podem impedir ou dificultar a entrada de micro-organismos causadores de doenças na planta, como fungos ou bactérias.

Atração de polinizadores  Os tricomas podem atrair animais que transportam o pólen de uma flor para outra, possibilitando a reprodução sexuada das plantas.

Aumento da eficiência fotossintética Os tricomas podem aumentar a capacidade da planta de captar a luz solar e transformá-la em energia química, por meio da fotossíntese.

Conclusão Os pelinhos das plantas são estruturas fascinantes que revelam a diversidade e a complexidade do reino vegetal.

Gostou deste story?

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima